O clima esquentou no final do show "Salve Simpatia", de Jorge Ben Jor, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, na Bahia, no início da madrugada do último domingo (5). Tudo começou quando o cantor tocou os primeiros acordes da música "Gostosa" e aí homens da produção do espaço cultural chamaram nove mulheres para subirem ao palco e dançarem com o músico. O problema era que as "selecionadas" eram brancas e saradas e isso acabou criando um climão no restante da plateia.
Os gritos de "Cadê as pretas?" e "Negona" ganharam força no teatro e começou um protesto contra Jorge Ben Jor e sua equipe, que foram acusados de preconceituosos e machistas. Não demorou muito para que 30 mulheres subissem ao palco para protestar contra o que elas também gritavam ser sexismo. O grupo foi ovacionado pelo público baiano.
Visivelmente constrangido com a situação, Jorge Ben Jor acabou chamando outras pessoas e o show terminou em festa ao som do sucesso "Taj Mahal".
Ao longo de domingo, o assunto ainda era bastante comentando, em Salvador, com vários grupos ligados as mulheres se manifestando como o CapoeiraMulher nas redes sociais.
Fonte: Uol